IV Encontro dos discentes da Unipampa aconteceu em São Borja no último final de semana
A Universidade Federal do Pampa foi criada em 2006, abrangendo dez cidades do Rio Grande do Sul (Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana), considerada a “metade pobre” ou menos desenvolvida do estado. Nestas dez cidades diferentes, os cursos ficam divididos por áreas afins: engenharias em uma cidade e ciências sociais em outra, por exemplo. Em virtude desta divisão territorial da Universidade, o movimento estudantil muitas vezes se enxerga fragmentado ou com pouco contato com os próprios colegas de outros campi, o que dificulta a articulação dos discentes.
Em função disto, foi criado em 2009 o Encontro dos Discentes da Unipampa (EDIUNI). O evento tem o objetivo de proporcionar a integração, a troca de experiências e o diálogo entre os estudantes de todos os campi da Universidade. Um espaço onde cada campus leve suas demandas, especificidades e pautas próprias para serem conhecidas e discutidas por todos de forma única, considerando a particularidade de cada lugar.
Este ano o evento aconteceu no último final de semana, dias 30, 1 e 2 de dezembro, foi sediado pelo campus São Borja, tendo como tema central o movimento estudantil em âmbito nacional e local. Na composição das mesas de discussão estiveram integrantes de diretórios acadêmicos da UFSM, como os estudantes Gabriel Vaccari e Rodrigo Suñe (membros do Levante Popular da Juventude), e a diretora de movimentos sociais da UNE, Adriele Manjabosco, representando a entidade.
Uma das principais pautas do EDIUNI desde a sua primeira edição é a criação do DCE da UNIPAMPA. Neste ano obteve-se o encaminhamento de que dez delegados, um de cada campus, vão se reunir a partir do inicio do ano que vem para criar o estatuto, sendo que após isso serão realizadas eleições e a chapa vencedora será empossada no V Encontro, com sede em Itaqui.
0 Comments:
Post a Comment