Com muita mística, animação e unidade, jovens dão novos passos rumo ao Projeto Popular para o Brasil
O Acampamento da Juventude Campo e Cidade foi marcado pela vivência coletiva, animação, organização e mística, por compartilhamos um projeto comum de transformação da sociedade.
No segundo dia de encontro, participamos do Seminário Construção da Soberania Alimentar dos Povos, buscando alternativas ao modelo agricultura atual, controlada por grandes empresas que poluem a terra e as águas. O debate ressaltou a importância da autonomia na produção das sementes, da reforma agrária e do combate à criminalização dos movimentos sociais.
Na tarde, a gurizada se preparou para a luta unificada da juventude que ocorrerá ainda esse ano, com 16 oficinas práticas onde aprendemos técnicas de agitação e propaganda, como bateria, muralismo, stêncil, tochas, capoeira, teatro, malabares, etc. Ali percebemos, mais uma vez, que a rebeldia da juventude se expressa com alegria, tintas coloridas, tambores, música e cantos de luta.
À noite, vivenciamos um momento muito especial: a Jornada Socialista, que foi a grande mística do encontro ao tratar do Projeto Popular para o Brasil. Nesse momento de reflexão percebemos que a história do povo brasileiro é marcada pela injustiça, mas também é marcada pela luta contra a exploração e pela solidariedade dos trabalhadores. "A ordem é ninguém passar fome! Progresso é o povo feliz" foi um dos versos cantados pela juventude na construção do um Projeto Popular.
Na formação política resgatamos o patrimônio histórico da juventude revolucionária em outros países e momentos da história, lembrando a coragem e a rebeldia do exemplo do Che. Também fizemos um resgate do surgimento dos movimentos sociais no Brasil. Lembramos que as grandes tarefas da juventude popular em nossos dias são:
1) Revelar os conflitos de classe existentes na sociedade;
2) Acumular força social e política, multiplicando, organizando e formando novos militantes;
3) Construir o Projeto Popular nos espaços em que atuamos.
O Acampamento foi o primeiro passo para a formação da Assembléia da Juventude no nosso estado, sendo um momento histórico da organização popular. Neste ano teremos novos encontros, grandes lutas e espaços de formação tirados em conjunto no acampamento.
E que venha 2010!
0 Comments:
Post a Comment