Com muita mística, animação e unidade, jovens dão novos passos rumo ao Projeto Popular para o Brasil

No segundo dia de encontro, participamos do Seminário Construção da Soberania Alimentar dos Povos, buscando alternativas ao modelo agricultura atual, controlada por grandes empresas que poluem a terra e as águas. O debate ressaltou a importância da autonomia na produção das sementes, da reforma agrária e do combate à criminalização dos movimentos sociais.
Na tarde, a gurizada se preparou para a luta unificada da juventude que ocorrerá ainda esse ano, com 16 oficinas práticas onde aprendemos técnicas de agitação e propaganda, como bateria, muralismo, stêncil, tochas, capoeira, teatro, malabares, etc. Ali percebemos, mais uma vez, que a rebeldia da juventude se expressa com alegria, tintas coloridas, tambores, música e cantos de luta.
À noite, vivenciamos um momento muito especial: a Jornada Socialista, que foi a grande mística do encontro ao tratar do Projeto Popular para o Brasil. Nesse momento de reflexão percebemos que a história do povo brasileiro é marcada pela injustiça, mas também é marcada pela luta contra a exploração e pela solidariedade dos trabalhadores. "A ordem é ninguém passar fome! Progresso é o povo feliz" foi um dos versos cantados pela juventude na construção do um Projeto Popular.
Na formação política resgatamos o patrimônio histórico da juventude revolucionária em outros países e momentos da história, lembrando a coragem e a rebeldia do exemplo do Che. Também fizemos um resgate do surgimento dos movimentos sociais no Brasil. Lembramos que as grandes tarefas da juventude popular em nossos dias são:
1) Revelar os conflitos de classe existentes na sociedade;
2) Acumular força social e política, multiplicando, organizando e formando novos militantes;
3) Construir o Projeto Popular nos espaços em que atuamos.
O Acampamento foi o primeiro passo para a formação da Assembléia da Juventude no nosso estado, sendo um momento histórico da organização popular. Neste ano teremos novos encontros, grandes lutas e espaços de formação tirados em conjunto no acampamento.
E que venha 2010!
0 Comments:
Post a Comment