Propaganda da Coca-Cola vende a felicidade em garrafas e ninguém acha estranho.
A nova campanha publicitária da Coca-cola não vende apenas o seu produto, o líquido gasoso, e suas qualidades, é “docinho”, “faz bem pra saúde”, é refrescante, etc. A publicidade da Coca oferece a felicidade aos seus consumidores. Parece absurdo? Mas o que é mais absurdo: a tentativa de vender a felicidade em bolhas ou o fato de ninguém se chocar e achar absurdo este absurdo?
O filme “A origem” lançado recentemente (veja trailer abaixo), nos ajuda a entender melhor este fenômeno promovido pela indústria do marketing. Na ficção do filme, uma máquina é desenvolvida para penetrar no subconsciente das pessoas enquanto elas sonham. A técnica permite descobrir os segredos mais profundos das pessoas. A trama se desenvolve em torno da tentativa de desenvolver uma forma de não apenas identificar pensamentos, mas de inserir idéias na mente de um indivíduo.
Trailer do filme “A Origem”
A indústria do marketing se vale de um conjunto de máquinas (televisão, internet, rádio) para produzir desejos de consumo nas pessoas. Até aqui, nada de novo? No filme, o grande desafio dos invasores de mentes para inserir uma idéia na cabeça de alguém é como transformá-la em algo que pareça original. Ou seja, para que uma idéia artificialmente imposta seja aceita ela deve parecer uma produção autônoma. Neste ponto reside o grande truque.
A Coca-Cola para vender os seus produtos não diz apenas que eles são bons. Isto é demasiado artificial, é alguém de fora tentando te convencer que você deve comprar algo. A perversidade da propaganda de modo geral está justamente em não se apresentar como tal. Ela não vende um produto, ela associa a sua imagem à eventos extremamente simbólicos, no caso da Coca a Copa do Mundo, Natal, Férias de verão, etc. A propaganda vincula o produto (uma casa, um carro, um refrigerante, uma viagem) a situações que pertencem a parte positiva do nosso imaginário, acionando sentimentos de redenção, prazer, felicidade.
Propaganda da Coca-Cola relativa à Copa do Mundo
A Coca-Cola dobrou seus investimentos em publicidade e irá gastar 11 bilhões até o ano de 2014 só no Brasil. Até lá nossas consciências vão ser invadidas diariamente, nos fazendo crer que a felicidade é gelada e gasosa e pode ser comprada por R$ 2,49.
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