O VI Encontro do Povo Guarani Sepé Tiaraju ocorreu entre os dias 04 e 07 de fevereiro em São Gabriel - RS.
Nos primeiros raios de sol da tarde do dia 04 de fevereiro de 2011, na companhia do Cacique Mariano e Valdomiro da Terra indígena do Arenal, partiram em direção a cidade de São Gabriel sete companheiros do Levante da Juventude de Santa Maria que juntamente com o GAPIN – Grupo de Apoio aos Povos Indígenas – participaram do VI Encontro do Povo Guarani Sepé Tiaraju.
Neste encontro as conversas ao redor do fogo das aldeias e acampamentos deram lugar a uma grande roda, onde representantes e lideranças de 23 Terras Guaranis, muitos participando pela primeira vez do encontro, puderam estar reunidos, revendo companheiros e parentes, discutindo e avaliando a situação de suas terras nos quatro cantos de nosso estado. Depois de quatro dias de intensa discussão referente a questões de saúde, território e educação junto ao Conselho de Articulação do Povo Guarani, foi tirado de forma conjunta um importante documento que não só exige da FUNAI, FUNASA e Secretaria da Atenção Especial à Saúde maior comprometimento nas questões que lhes cabem, como também dá um tom de unidade para as ações do povo Guarani do RS em mais um ano de luta.
Assista ao vídeo produzido pelo Coletivo Catrase de Comunicação
O Levante e o GAPIN além de empenharem seus esforços na infra-estrutura do evento, firmaram com o povo Guarani mais uma vez um importante compromisso de luta, uma vez que a Terra Indígena do Arenal, um acampamento entre a cerca e o asfalto situado na BR 392, no município de Santa Maria, pode contar pela primeira vez com a representação de suas lideranças neste encontro entrando de fato na discussão sobre a Terra Guarani puxada pela CAPG/RS.
Nesta importante caminhada, é fundamental que sejam criadas condições para que estes espaços de formação e circulação de informação onde os próprios guarani determinam o rumo de sua própria política continuem existindo. O GAPIN e o Levante, nesta parceria, sabem que esses espaços são fundamentais e saem deste encontro fortificados e comprometidos com a luta Guarani.
A luta dos povos indígenas é a luta de toda a sociedade!
0 Comments:
Post a Comment