Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.
(Paulo Freire)
Ao povo brasileiro foi historicamente negado o direito a educação. As raízes do ensino em nosso país se confundem com as do conservadorismo e as do elitismo, sempre privilegiando as camadas mais ricas, em detrimento do povo. A elite colonial ao invés de construir universidades em território nacional, enviava seus filhos para estudar na Europa.
Esta lógica que apartou a formação de uma nação com a escolarização do seu povo persiste até os dias de hoje. Nesse sentido, é que a luta por esse direito fundamental, consolidado e universalizado à séculos em vários países, assume no Brasil a característica de uma reivindicação permanente.
Nos últimos anos, ocorreram importantes modificações na educação do país. Algumas políticas públicas e muitas lutas sociais garantiram a ampliação do ensino profissionalizante e aumentaram a oportunidade de mais jovens entrarem na universidade. Essas políticas, entretanto, não representam uma reforma estrutural do sistema educacional brasileiro.
O fato mais evidente dos limites destas mudanças, é que em pleno século 21, de cada 10 brasileiros, 1 não sabe ler, nem escrever. Um país que se pretende desenvolvido não pode ter 14 milhões de analfabetos. O Brasil tem uma dívida histórica com esta população.
O futuro do país não pode ficar refém dessa lógica perversa. Para nós é motivo de indignação viver em uma sociedade em o que o direto à Educação de um jovem esta condicionado ao padrão socioeconômico de sua família. De modo que o sistema educacional ao invés de contribuir para superar o abismo social que caracteriza o nosso país, acaba por reproduzir e reforçar a dinâmica da desigualdade.
Por acreditar que a Educação é parte fundamental na formação de uma nação soberana, que seja efetivamente guiada pelo povo, o Levante Popular da Juventude convida a sociedade brasileira a lutar por uma reforma profunda no sistema educacional brasileiro. Lutar por uma Educação que sirva aos interesses do povo! Lutar por um Projeto Popular para a Educação!
Pátria Livre, Venceremos!
Levante Popular da Juventude
28 de Novembro de 2012
0 Comments:
Post a Comment