A exatos 41 anos da morte do Che a música do compositor e violonista uruguaio Eduardo Solari, a intervenção da Oficina Popular de Teatro da Restinga e um bom bate papo com o Professor da UFRGS Jorge Qüillfeldt na sua palestra Che no século XXI, marcaram o lançamento, pela Editora Expressão Popular, da biografia Ernesto Guevara , também conhecido como Che de Paco Ignácio Taibo II no Quilombo das Artes na escadaria da Borges, 719.
O Evento organizado pelo Grupo Utopia e Luta, Associação Cultural José Marti e Via Campesina teve início às 20h de ontem foi um momento importante e místico para relembrar a historia do nosso querido Che e também pra discutir a questão da mitificação do Líder que é justamente uma abordagem que diferencia o livro de outras biografias sobre Che Guevara.
Na orelha do livro...
Che é um dos revolucionários mais conhecidos e admirados do mundo. Há mais de 40 anos de sua morte – e 80 anos de seu nascimento – seu compromisso com a história permanece um símbolo de rebelião, esperança e justiça. Ernesto Guevara, também conhecido como Che é uma biografia minuciosa e detalhada, que revela na sua plenitude um homem sempre pronto para a luta. Paco Ignácio Taibo II, a partir de um vasto material e recorrendo a textos do Che – fragmentos de cartas pessoais e públicas, diários, notas manuscritas, artigos, poemas, livros, discursos, conferências, declarações em atas, entrevistas, frases e testemunhos de companheiros –, faz do próprio Che o segundo narrador desta história.
Este livro, escrito com grande intensidade e dedicação, por sua fidelidade histórica, é uma crítica contundente aos que querem separar Che de suas idéias e limitar sua herança a rótulos. Esta obra é também uma resposta aos que usurpam sua trajetória, adulterando-a, para golpear seus camaradas de armas.
Após a leitura destas páginas, o mito reencontra o homem, seu pensamento e ação. Assim nos colocamos diante daquele que foi “o mais sóbrio praticante do socialismo” (Debray) e “o mais completo ser humano de nossa época” (Jean-Paul Sartre).
0 Comments:
Post a Comment