Nesta semana iniciou o mutirão voluntário de construção das casas no acampamento kaingang KETYJUG TEGTU localizado no terreno próximo da Rodoviária de Santa Maria/RS. A iniciativa dos indígenas e do GAPIN- Grupo de Apoio a Povos Indígenas reuniu neste fim de semana, 27 e 28/10, cerca de 10 pessoas, entre elas, companheir@s do Levante.
Até o momento foram erguidas cinco casas, com objetivo de somar 10 moradias para abrigar 53 indígenas, entre adultos e crianças.
AÇÃO DIRETA
A história indígena nos remete a um passado marcado por disputas de terra e lutas constantes por reconhecimento, dentro de um projeto genocida que se faz presente até os dias atuais, sob outros mecanismos de marginalização dos povos indígenas e de despolitização de indivíduos brancos, para que os mesmos sigam uma lógica que mantêm outros povos num estado de invisibilidade.
Contudo, existem maneiras práticas e efetivas de combater a opressão dos povos indígenas pelos brancos. A exemplo concreto disso estão as pessoas que voluntariamente participaram da construção das casas indígenas, ao invés de caírem em práticas deficitárias que não potencializam a luta e propiciam a formação crescente de indivíduos que se apropriam de um protagonismo que não lhe é devido, como está acontecendo nas redes sociais. Há um esvaziamento da ação direta, reduzida por ferramentas que jamais substituirão à práxis.
ASSIM COMO OS KAIOWA NO MATO DO GROSSO DO SUL, AS POPULAÇÕES INDÍGENAS DE SANTA MARIA, TAMBÉM, ESTÃO SENDO EXTERMINADAS!
PARTICIPE – MULTIPLIQUE – GRITE QUE VOCÊ É CONTRA O EXTERMÍNIO DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL AJUDANDO NESSA AÇÃO DIRETA!
fotos:divulgação gapin
Estamos precisando de você, de alimentos, de força de trabalho e de ferramentas.
LIGUE: (55) 8116 0394 ou envie e-mail para gapinsm@yahoo.com.br
0 Comments:
Post a Comment