quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
JUSTIÇA!
Além de Videla, outros 29 militares e policiais também estão sendo julgados por crimes semelhantes, cometidos entre abril e outubro de 1976. Dos 17 pedidos de prisão perpétua, 16 já foram ditados. A ditadura argentina, uma das mais violentas da América latina, deixou um saldo de 30 mil mortos e desaparecidos.
Durante o julgamento, cerca de mil manifestantes aguardavam em frente ao Tribunal Oral Federal de Córdoba, comemorando as decisões de condenação dos assassinos. “Os julgamentos deste ano foram só o começo”, afirma o juiz federal argentino, Daniel Rafecas, que determinou a prisão preventiva do ex-ditador em 2008, por 49 homicídios agravados, seqüestros, torturas e substituição de identidade de bebês nascidos em centros clandestinos de prisão.
O filme “A História Oficial”, do diretor argentino Luis Puenzo, retrata um dos dramas vividos até hoje pelos familiares dos desaparecidos na ditadura argentina.
extraído do sítio Opera Mundi
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
Filtro: DITADURA NA ARGENTINA, GENERAL PRESO, JUSTIÇA, MEMÓRIA, NOTÍCIAS, TORTURA, TORTURADOR PRESO, VIDELA
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
O povo europeu não se mixa!
Sindicatos da Grécia convocaram uma greve geral ontem (22) contra orçamento de 2011, que inclui novos aumentos de impostos e cortes de salários
Por mais que os meios de comunicação brasileiros insistam em mascarar a realidade, as contradições do capital fazem pouco a pouco o Estado de Bem-estar social desmoronar. A crise na Europa mostra que a ideologia neoliberal se esgota nas bancarrotas, arroucho salarial, fim das políticas de bem-estar, na desmoralização das lideranças políticas...
A tão falada apatia do povo para a luta dá lugar a mobilizações em massa, que não se mixam frente à repressão e discurso desmobilizador da mídia e do governo. Veja os vídeos abaixo:
1 2
3 4
5
1 -15/12: Greve contra arrocho salarial paralisa a Grécia
2 - 14/12: protesto contra Berlusconi reúne 100 mil em Roma
3 - 9/12: Estudantes em Londres protestam contra o aumento das taxas nas universidade
4 - 28/11: Protesto contra arrocho reúne 100 mil na Irlanda
5 - 10/11: Protesto contra anuidades estudantis reúne 50 mil em Londres
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Assembléia Popular agita jovens da periferia de Juiz de Fora (MG)
Ao som do hip hop, jovens moradores de áreas de ocupação urbana de Juiz de Fora deram um passo rumo ao Projeto Popular para o Brasil num dia de muita integração e agitação na 1ª Assembléia Popular da Juventude do MTD, que aconteceu no dia 16 de dezembro numa granja do bairro Aeroporto.
O espaço foi construído pelo Movimento dos Trabalhadores Desempregados e por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora que compõem o Coletivo Piracema, a fim de efetivar a perspectiva que o movimento estudantil que deve atuar junto dos movimentos sociais e articulado com as demandas da juventude como um todo. Contou com a presença de cerca de 40 jovens vindos das comunidades: Recanto das Estrelas, Vila Barroso e Amazônia, que aproveitaram o dia na piscina e nas oficinas: brake, com os meninos do grupo ZumBreak KingZ; grafitti, que deixou marcas nos muros da granja; e stencil, aplicado em camisas que, na mística final, foram distribuídas aos jovens. Tudo embalado pelas batidas vindas das pick ups do Dj Rafael do grupo de hip hop Posse Zumbi dos Palmares (PZP).
O objetivo da AP foi apresentar o MTD aos jovens e aproximálos do movimento. Nesse espaço a juventude da classe trabalhadora identificou que seus principais problemas são a falta de emprego, moradia, educação e violência e que a solução para isso é a organização e se comprometeram em trazer mais jovens para a 2ª Assembléia. Desse espaço veio a proposta de formar um coletivo da juventude formado por jovens das ocupações do MTD, Coletivo Piracema e os grupos ZumBrake KingZ e PZP que construirão juntos a 2ª Assembléia Popular da Juventude, prevista para março de 2011.
Para ver mais fotos, acesse www.comitecentralpopular.blogspot.com
Levanta Juventude, Juventude é pra Lutar!
Pra construir o Poder Popular!
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Pré-EIV em Porto Alegre
Para mais informações clique na imagem e acesse o blog do II EIV
O Pré-EIV é um espaço para conversarmos sobre o que é um Estágio Interdisciplinar de Vivências e qual sua finalidade.
Quando? 22/12, quarta-feira
Onde? OCA do Campus Saúde (Ipiranga, esquina c/ Ramiro Barcellos)
Que horas? 18h
Após, às 20h, haverá uma confraternização no Diretório Acadêmico da Enfermagem (DAEEnf), para arrecadação de fundos para o EIV.
Traga teu chimarrão, tuas idéias e inquietações! Até lá!
As inscrições para o II EIV-RS foram prorrogadas até dia 31/12.
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
As inscrições para o II EIV-RS foram prorrogadas até dia 31/12.
Filtro: CAMPO E CIDADE, EIV, II EIV-RS, OCA DO CAMPUS SAÚDE, PORTO ALEGRE, UFRGS
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
GROSSO CALIBRE
Vocês devem ter visto que semana passada quatro mc's cariocas foram presos por "apologia ao crime" em razão das letras de funk proibidão, que tratam de violência, armas, drogas, sexo, etc. Mais uma vez, uma clara perseguição ao povo marginalizado e à sua resposta à opressão pelo estado, expressa culturalmente pelo funk.
Este documentário foi feito há alguns meses atrás com o mc smith, que é um dos que foram presos. É até bem curto, mas escancara um pouco mais o interesse estatal nessas prisões e a guerra diária enfrentada pelos moradores dos morros.
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
A MONTANHA É ALGO MAIS QUE UMA IMENSA ESTEPE VERDE

Este livro é um dos principais relatos – a um só tempo literário e político - da experiência de Omar Cabezas durante a guerrilha nicaragüense contra a ditadura de Somoza. Omar Cabezas nasceu em León (Nicaragua) em 1950 e tornou-se um proeminente membro da Frente Sandinista de Libertação Nacional formando parte da Junta de Comandantes da Revolução Sandinista. Seu desenvolvimento como escritor acompanhou sua trajetória política, nesta revolução de “dirigentes poetas, ou poetas dirigentes, como preferirem, pois na Nicarágua a poesia tomou o poder”.
Faço o seu pedido pelo e-mail expressaopopular_rs@yahoo.com.br
Acesse o sítio da Expressão Popular e confira outros títulos.
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
Filtro: EDITORA, EXPRESSÃO POPULAR, FSLN, LIVROS, OMAR CABEZAS, RESENHAS, REVOLUÇÃO NA NICARÁGUA
DEPOIMENTO DE UM VIVENTE DO I EIV-RS
“Colegas Estudantes do RS.
Sou estudante de Ciências Sociais da UFRGS. Em fevereiro de 2010 estive envolvido numa jornada que talvez tenha sido a mais intensa e profunda da minha vida, o Estágio Interdisciplanar de Vivência do RS. Durante 20 dias estive junto a outros estudantes como eu e a militantes de Movimentos Sociais do Campo construindo conhecimento e experiência da melhor maneira: estudando, refletindo, debatendo e, principalmente, vivendo o rico e coflituoso cotidiano da luta social por direitos e justiça.

Usina de biodiesel do MPA, Santa Cruz do Sul. I EIV RS
Parte dessa jornada passei acampado em São Gabriel com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, onde pude construir um novo entendimento sobre a Questão Agrária, a possibilidade de transformação pela luta política, a consolidação de uma ética e de uma prática democrática para a vida em comunidade. Imaginem quão mais cabal pode ser a análise de um Movimento Social se a reflexão for aliada ao trabalho duro do campo e da organização do Movimento, fazendo barracos de madeira e lona e pensando estratégias de luta junto a estes homens e a estas mulheres humildes e fortes, que são protagonistas da luta por outra sociedade.

Acampamento do MST em São Gabriel
Esta oportunidade de vivência possibilita pensar de maneira concreta a realidade da atual função social da Terra e a da Universidade no Brasil, suas contradições e alternativas de organização que propiciem distribuição da riqueza e um uso mais adequado dos recursos da natureza para o desenvolvimento das sociedades.

A dinâmica do Estágio orienta com disciplina e alegria um impactante programa de aprendizagem e luta que poderá mudar tua percepção sobre política, economia e meio ambiente. Participando do II-EIV RS, estarás participando da História destes Movimentos, compostos por estes guerreiros brasileiros; estarás participando ativamente da tua própria História como estudante, como trabalhador deste país, deste continente.”
German Alvarez – estudante de Ciências Sociais, vivente do I EIV-RS
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
As inscrições do EIV terminam hoje! Acesse o blog do II EIV e inscreva-se!!
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Brasil é condenado na OEA por caso Araguaia
Corte Interamericana de Direitos Humanos determina que o Estado deve investigar os fatos ocorridos na época da guerrilha do Araguaia.
A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Brasil por sua responsabilidade pelos desaparecimentos de 62 pessoas, ocorridos entre 1972 e 1974, na região conhecida como Araguaia.
Na ocasião, a chamada Guerrilha do Araguaia, formada por militantes do PCdoB, foi duramente reprimida pelo Exército brasileiro, sob o comando da ditadura civil-militar que havia se instalado no país em 1964. Em sua sentença, a Corte IDH determina que o Estado brasileiro investigue penalmente os fatos por meio da Justiça ordinária, já que, segundo a corte, “as disposições da Lei de Anistia que impedem a investigação e sanção de graves violações de direitos humanos são incompatíveis com a Convenção Americana e carecem de efeitos jurídicos”. Assim, a Lei de Anistia não representaria um obstáculo para a identificação e punição dos responsáveis. A Corte Interamericana já notificou a respeito de sua sentença o governo brasileiro, os representantes das vítimas e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
Além disso, a Corte IDH determinou que o Brasil também é responsável “pela violação do direito à integridade pessoal de determinados familiares das vítimas, entre outras razões, em razão do sofrimento ocasionado pela falta de investigações efetivas para o esclarecimento dos fatos”. Para completar, o órgão conclui, igualmente, que o país é responsável pela violação do direito à informação estabelecido na Convenção Americana, devido à “negativa de dar acesso aos arquivos em poder do Estado com informação sobre esses fatos”. Por outro lado, reconheceu as iniciativas e medidas de reparação que vêm sendo adotadas.
A informação é do sítio do Brasil de Fato
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
LONDRES EM CHAMAS
Há os que dizem que a Inglaterra não tem tradição de fazer protestos de massa na rua. Porém em tempos de crise, recessão e supressão de direitos sociais até o mais apático dos países se levanta. No dia 09/12 os estudantes de Londres deram mostras de que estão bem vivos e atentos às movimentações do grande Capital que, para saciar sua fome de lucro, avança sobre as universidades, direitos trabalhistas e sociais conquistados pelo povo. Nem o carro do Príncipe Charles passou ileso...
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
CONVITE
Convidamos a todos e todas para o lançamento do Comitê Popular da Copa 2014 - Região Centro. A atividade ocorrerá nesse sábado, dia 18/12 a partir das 9h no Quilombo das Artes (escadaria da Borges, 718).
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
"A gente vive numa sociedade hipócrita e cínica" Elis regina
O vídeo por si só é explicativo. Em 1981, ainda duranta a ditadura militar, Elis Regina fala sem papas na língua sobre aborto, desigualdade social, falta de liberdade e participação popular, educação e de quebra desce o pau no gauchismo, tão exaltado pela RBS. Apesar de anitgo, o vídeo mostra que os temas debatidos naquela época ainda são muito relevantes até hoje.
"PAU NO LOMBO DE QUEM DEIXOU TUDO ISSO ACONTECER..."
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
Nota da Via Campesina
Diante da pressão da bancada ruralista para aprovar neste ano o relatório do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), que flexibiliza o Código Florestal, os movimentos que compõem a Via Campesina Brasil reafirmam a sua posição pela manutenção da legislação vigente e contra o relatório em discussão.

A Via Campesina Brasil reafirma a sua posição pela manutenção do atual Código Florestal Brasileiro.
Rechaçamos a proposta de alteração apresentada pelo deputado Aldo Rebelo, que incorpora as grandes pautas dos ruralistas, como redução da Área de Preservação Permanente e a anistia das multas por desmatamentos.
O Código Florestal é uma legislação inovadora, que está pautada pela utilização sustentável da floresta. Ao contrário do que dizem os ruralistas e seus aliados, o Código Florestal não cria áreas improdutivas, intocadas. Ele apenas define que, acima dos interesses privados e do lucro, está o interesse de toda a sociedade brasileira para que a floresta seja usada de forma sustentável.
A Via Campesina defende um amplo pacote de políticas públicas e programas que possibilitem a utilização sustentável das áreas de preservação permanente e de reserva legal.
Desde 2009, apresentamos como propostas assistência técnica capacitada para o manejo florestal comunitário; crédito e fomento para desenvolvimento produtivo diversificado; recuperação das áreas degradadas com sistemas agroflorestais; planos de manejo madeireiro e não-madeireiro simplificados; canais de comercialização institucional que viabilizem a produção oriunda das florestas.
Para quem produz alimento, que são os agricultores camponeses, quilombolas e indígenas, o Código Florestal não é um problema, mas sim a ausência do Estado em sua correta implementação. Para o latifúndio do agronegócio, que se utiliza da monocultura, de quantidades gigantescas de agrotóxicos e de trabalho escravo, o Código Florestal é um empecilho, que deve ser destruído assim como as florestas da Amazônia, da Caatinga e do Cerrado.
É fundamental lembrarmos que a proposta apresentada pelo deputado Aldo Rebelo é apoiada somente pelos ruralistas. Além da oposição de partidos como PT, PV e PSol, o relatório do deputado foi rechaçado por todos os grandes movimentos sociais do campo brasileiro, pelas principais entidades de pesquisa acadêmica do país e por inúmeras organizações e intelectuais.
Em mais um esforço para a destruição do Código Florestal, deputado Aldo está pressionando os líderes dos partidos a dar caráter de urgência ao seu relatório, colocando-o para votação imediata. É evidente a manobra do deputado e da bancada ruralista, que visa apenas evitar o debate aprofundado da sociedade. Querem no apagar das luzes de seus mandatos imprimir um golpe fatal contra o meio ambiente e toda a sociedade brasileira, em uma atitude totalmente antidemocrática.
Conclamamos toda a sociedade e, em especial, às organizações aliadas da luta da Via Campesina, a enviarem correios eletrônicos para todos os deputados federais, exigindo que haja mais tempo para o debate desse tema tão importante e tão polêmico. A mobilização social é fundamental, pois com o encerramento do ano essa votação pode acontecer a qualquer momento, a partir desta terça-feira, dia 14 de dezembro.
Digamos não ao pedido de urgência para o relatório do deputado Aldo Rebelo!
Via Campesina Brasil
Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal - ABEEF
Conselho Indigenista Missionário – CIMI
Comissão Pastoral da Terra – CPT
Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB
Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB
Movimento das Mulheres Camponesas – MMC
Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA
Movimentos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
Pastoral da Juventude Rural - PJR - ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
UTOPIA E LUTA!
O Assentamento Urbano Utopia e Luta convoca a todos para se somarem à resistência contra o despejo e a grilagem no prédio amanhã, dia 14 de dezembro, a partir das 8h da manhã.


Acesse o blog do Utopia e Luta
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
WikiLeaks - Operação Revanche
Centenas de voluntários e "hackers" favoráveis à pirataria na Internet realizam ataques cibernéticos em massa em apoio a Julian Assange, fundador do WikiLeaks, preso atualmente Londres.
Este grupo, que se autodenomina "Anônimos", atacou os servidores das empresas transnacionais de cartões de crédito MasterCard e Visa, bem como a página na Internet da ex-candidata republicana extremista à vice-presidência Sarah Palin.
Antes o grupo havia atacado a Igreja da Cientologia e a vários sites da indústria fonográfica, segundo o jornal The New York Times.
Os sites atacados até agora, em todos os casos, empreenderam ações que afetaram de algum modo as operações do WikiLeaks.
Os portais do promotor sueco que conduz o caso de Assange e do advogado que defende as duas mulheres que acusam o australiano também foram desativados ao mesmo tempo que o do senador estadunidense Joe Lieberman, que é um recalcitrante inimigo do WikiLeaks.
O grupo Anônimos também criou centenas de sites espelhos para que o WikiLeaks possa continuar revelando documentos secretos sem ser tirado do ar por seus atuais inimigos.
Para colocar legendas clique em "view subtitles".
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
domingo, 12 de dezembro de 2010
Desocupação violenta na Argentina deixa já deixa 4 mortos
No dia 7 de dezembro foi realizada a desocupação de uma área publica em Buenos Aires. Trata-se do parque Indo-Amercicano, com área de cerca de 130 ha, localizado na zona sul da cidade. A ordem foi dada pela juíza María Cristina Nazar. Desde o dia último dia 4, a área estava ocupada por 200 famílias que vinham de diferentes assentamentos da cidade. A ocupação por parte das famílias ocorreu após ser divulgada uma denuncia de irregularidades feita pela prefeitura da capital argentina. Até o instante 4 pessoas foram mortas pela polícia além dos vários feridos pela fortíssima repressão.
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
PRÉ-EIV SANTA MARIA
Entre os dias 16 de fevereiro e 7 de março de 2011 acontecerá no estado do Rio Grande do Sul o II Estágio Interdisciplinar de Vivência em Áreas de Movimentos Sociais Camponeses, o já conhecido EIV. Este evento tem como objetivo proporcionar aos participantes, além da vivência em áreas de assentamentos da reforma agrária, momentos de debate e reflexão acerca da conjuntura política atual, em 4 eixos principais: Universidade, Feminismo, Questão Agrária e Economia Política. As inscrições devem ser realizadas pelo endereço http://eivrs.wordpress.com até o dia 17/12. Em Santa Maria haverá um pré-EIV no dia 16/12 às 20 horas no Coletivo de Educação Popular PRÁXIS (Prédio de apoio da Floriano Peixoto). É importante ressaltar que a participação em pré-EIV's é condição necessária para participar do estágio.
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
"SOMOS TODOS UTOPIA E LUTA"
Após uma famílila ter sido despejada de seu lar, a Comunidade Autônoma Utopia e Luta realiza ato pela garantia da função social do mesmo. O que isso significa? Simplesmente que as habitações têm que servir de moradia a quem precisa, não para alguém que quer ganhar dinheiro com aluguel, enquanto outros não têm um teto. Leia a convocação abaixo.
CONVOCAMOS TODAS AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, MILITANTES E ATIVISTAS PARA O ATO DE RESISTENCIA "SOMOS TODOS UTOPIA E LUTA".

NESTA QUINTA FEIRA, 09, A PARTIR DAS 13h ATÉ AS 18h30, CONTRA A AUTORIZAÇÃO DE GRILAGEM POR PARTE DA JUSTIÇA DO RS. ESTAREMOS TODOS REUNIDOS EM FRENTE AO PRÉDIO (ESCADARIA DA BORGES, 727). REPASSE E MOBILIZE SEUS CONTATOS.
"A AGRESSÃO A UM, É UMA AGRESSÃO A TODOS" SOLIDARIEDADE DE CLASSE!
SIGA O BLOG, E ENTENDA O CASO.
"A AGRESSÃO A UM, É UMA AGRESSÃO A TODOS" SOLIDARIEDADE DE CLASSE!
Sobre o Utopia e Luta (informações do blog)
O antigo prédio do INSS, sito na Avenida Borges de Medeiros 727, ocupado no ano 2005, nas vésperas do Fórum Social Mundial, hoje regularizado, desenvolve um programa de inclusão social inédito na Historia, em parceria com entidades sociais, sindicais, órgãos federais, Governos, Municipal, Estadual. Reconhecido pela ONU-Habitad. Conta com Padaria Comunitária, Lavanderia, atelier de costura, serigrafia, horta comunitária no terraço, teatro, espaço de educação infantil com centro de inclusão digital (em fase de desenvolvimento).
No entanto, os serviços de manutenção do prédio, como limpeza, portaria e lavanderia, são realizados pelos próprios moradores em escala coletiva e mutirões, a fim de evitar custos que comprometeriam a renda de sustento familiar. Os resultados durante estes meses de ocupação tem sido animadores: homens e mulheres retomando os estudos, melhorando a qualidade de suas ocupações empregatícias, vestuário, alimentação transporte público e saúde. Crianças praticando esportes, melhorando sua qualidade da educação. Todos e todas exercitando o aprendizado permanente da vida social comunitária. Em outras palavras dignidade cidadã inalienável, direito de cada ser humano.
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Estágio Interdisciplinar de Vivência em comunidades camponesas
clique na imagem e acesso o blog do EIV
O EIV (Estágio Interdisciplinar de Vivência) é um espaço de partilha e diálogo entre os estudantes universitários e os movimentos camponeses, e ocorre em diversas regiões do Brasil. Aqui no RS, ele será realizado pela segunda vez de 16 de fevereiro a 7 de março de 2011. As inscrições vão até 17/12!
Mais informações: estagioiv.rs@gmail.com - ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
JUSTIÇA ESTADUAL AUTORIZA GRILAGEM
Poder judicial estadual autoriza grilagem no primeiro prédio público regularizado no Brasil destinado para moradia popular.
No dia 02 de dezembro passado o Juiz Flávio Mendes Rabelo, pertencente a 16° vara do poder judiciário estadual, demonstra uma vez mais a insensibilidade da justiça gaúcha diante de um caso de exclusão social dando parecer favorável a grilagem e à especulação imobiliária.
A Senhora Patrícia Silva dos Santos, beneficiária de uma das unidades habitacional no prédio, conhecedora de todos os critérios do projeto social, no período de dois anos nunca se fez presente no mesmo, gerando um abandono de seus direitos no projeto. Em várias ocasiões foram criados espaços de conciliação, sendo os mesmos negado pela Sra. Patrícia, que demonstra através de suas atitudes a intenção de se utilizar do recurso público federal para fins de grilagens imobiliários, tentando por duas vezes alugar o espaço de moradia para pessoas de fora do projeto, desrespeitando assim os critérios e acordos coletivos. Aclarando que em todo este lapso nunca morou no local, o que comprova que nunca fez do uso da posse do mesmo.
Assim foi que, depois de várias tentativas de solucionar a questão da unidade abandonada por 20 meses, a unidade habitacional foi ocupada por uma família, formada pela mãe solteira e suas duas crianças, sendo uma delas com paralisia cerebral, que residiam na beira de um valão no bairro Três Figueiras, considerada zona de risco.
(...)
Para surpresa de todos no dia 02 de dezembro ultimo o senhor Juiz, Flávio Mendes determina o despejo da mãe com as crianças declarando verbalmente que o direito a propriedade é inviolável, e que questões de assistência social seriam em outras áreas. Com essa atitude o senhor juiz desrespeita os artigos do ECA (estatuto da criança e adolescente), os contratos realizados com a caixa econômica federal que assegura a legitima função social da unidade habitacional, colocando a justiça do RS ao lado da especulação imobiliária e grilagem em projetos que recebem recurso público.
A Senhora Patrícia Silva dos Santos, beneficiária de uma das unidades habitacional no prédio, conhecedora de todos os critérios do projeto social, no período de dois anos nunca se fez presente no mesmo, gerando um abandono de seus direitos no projeto. Em várias ocasiões foram criados espaços de conciliação, sendo os mesmos negado pela Sra. Patrícia, que demonstra através de suas atitudes a intenção de se utilizar do recurso público federal para fins de grilagens imobiliários, tentando por duas vezes alugar o espaço de moradia para pessoas de fora do projeto, desrespeitando assim os critérios e acordos coletivos. Aclarando que em todo este lapso nunca morou no local, o que comprova que nunca fez do uso da posse do mesmo.
Assim foi que, depois de várias tentativas de solucionar a questão da unidade abandonada por 20 meses, a unidade habitacional foi ocupada por uma família, formada pela mãe solteira e suas duas crianças, sendo uma delas com paralisia cerebral, que residiam na beira de um valão no bairro Três Figueiras, considerada zona de risco.
(...)
Para surpresa de todos no dia 02 de dezembro ultimo o senhor Juiz, Flávio Mendes determina o despejo da mãe com as crianças declarando verbalmente que o direito a propriedade é inviolável, e que questões de assistência social seriam em outras áreas. Com essa atitude o senhor juiz desrespeita os artigos do ECA (estatuto da criança e adolescente), os contratos realizados com a caixa econômica federal que assegura a legitima função social da unidade habitacional, colocando a justiça do RS ao lado da especulação imobiliária e grilagem em projetos que recebem recurso público.
Leia tudo no blog do Utopia e Luta
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
LevanteCom
O LevanteCom é uma iniciativa do setor de comunicação do Levante Popular da Juventude para estimular o debate sobre Comunicação Popular e a construção de mídias contra-hegemônicas. Nesse 1º encontro faremos uma conversa com Raquel Casiraghi, jornalista do Setor de Comunicação do MST.
O encontro ocorrerá nesta quinta-feira, dia 09/12 às 19h. Para participar, entre em contato conosco através do email levantedajuventude@gmail.com
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
15ª Marcha dos Sem
Trabalhadoras do campo sem terra, da cidade sem emprego ou sem direitos trabalhistas. Jovens sem emprego, sem direitos. Todos e todas marcharam do Largo Glênio Peres ao Zumbi na tarde de sexta-feira. Ocuparam um espaço, exerceram seu direito de cidadãos. Os carros, que impedem as pessoas de passarem em pelo menos 350 dias do ano, reclamaram, como sempre.
domingo, 5 de dezembro de 2010
Tropa de Elite 2
Para botar em xeque as ações repressivas da polícia no Rio de Janeiro não é preciso gastar muita saliva. Não é preciso recorrer a grandes análises teóricas, nem a dados muito profundos. Basta assistir ao filme Tropa de Elite 2 para se convencer de que a invasão dos morros no Rio é qualquer coisa, menos uma política de Segurança Pública.
Até mesmo o sub-título do filme, “O inimigo agora é outro”, ainda não foi assimilado pela grande mídia e por setores da classe média que jogam confetes e sacodem pon-pons para os “caveiras”, estimulando a carnificina. A narrativa do filme apresenta um Capitão Nascimento mais lúcido e intelectualizado do que toda a equipe do governador Cabral junta. Para explicar estes fatos lamentáveis o protagonista do filme provavelmente diria: “é o sistema que continua operando”.
Assista o trailer do filme.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Lutar para garantir direitos, avançando nas conquistas!
Colocaremos nosso bloco na rua com muita animação e espírito de rebeldia para garantir nossos direitos e avançar nas conquistas! Nos juntaremos ao Comitê Popular da Copa para garantir que as famílias atingidas pelas obras da Copa de 2014 tenham seus direitos de moradia garantidos.
A Marcha dos Sem é organizada anualmente pela Coordenação dos Movimentos Sociais do Rio Grande do Sul (CMS-RS), desde 1996, tendo como principal objetivo unir os movimentos sociais para lutar por um Estado indutor do desenvolvimento econômico e social, sustentável e que promova a justiça social. A Marcha tem um caráter reivindicatório, mas também propositivo, apontando alternativas de desenvolvimento às instituições públicas e privadas.
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Comunidade Autônoma Utopia e Luta
O Assentamento Urbano Utopia e Luta convida para o sarau musical do dia 03/12!
clique na imagem e visite o blog do Utopia e Luta
NEM CENTRO, NEM PERIFERIA
A CIDADE É DO POVO!
- ||| LEIA TUDO AQUI! ||| -
A CIDADE É DO POVO!
Subscribe to:
Postagens (Atom)