Neste último sábado, 2 de abril, nos altos do Morro Santa Teresa, os jovens do Levante Popular da Juventude começaram a construir literalmente, e literariamente, uma rádio comunitária. O objetivo da rádio é fazer comunicação popular: do povo e para o povo.
A tarefa não foi fácil. Logo de início cerca de 1.000 tijolos e algumas muitas pedras precisaram "subir o morro" para começar a construção da sede, no entanto, apesar da cansativa tarefa, os jovens mostraram muita disposição e solidariedade e trabalho coletivo.
Nossa segunda tarefa foi nos apropriarmos mais do debate sobre o papel da comunicação na mobilização da comunidade. Contamos com a ajuda de outros companheiros que nos relataram as suas experiências com rádios comunitárias, como no caso do Doraci, da Ipanema comunitária que nos relatou um pouco da história da rádio e aprofundou, também, a história da luta dos movimentos sociais para ter acesso ao direito de se comunicar. A companheira Beliza também touxe a esperiência da rádio comunitária Encruzilhada do Sul, ressaltado as constantes repressões que nós sofremos quando queremos exercitar o direito de expressar a nossa visão sobre a sociedade.
Dessas duas falas saiu o debate, que além de trazer muitas subsídios para criarmos a nossa rádio, nos trouxe o mais importante, que foi a motivação e a animação para encarar essa empreitada!
Quem quiser se somar na construção da rádio aguarde, outros mutirões virão!
E viva a luta pela democratização da comunicação!
0 Comments:
Post a Comment