Pequenos agricultores ocuparam na manhã desta quarta-feira (29) em Porto Alegre os pátios da Receita Federal e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
As ações fazem parte de uma jornada de mobilizações pela renegociação das dívidas do setor junto à União.
Os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar retomaram nesta quarta-feira as mobilizações em torno do endividamento das famílias do campo. Em Porto Alegre, os movimentos que integram a Via Campesina e da FETRAF (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) ocuparam o pátio do prédio do Ministério da Fazenda. Ações também ocorrem em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul.
As manifestações refletem a necessidade da renegociação das dívidas com o governo federal, pois muitas famílias não conseguem mais acessar o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) em função da inadimplência. Somente no Rio Grande do Sul, os pequenos agricultores somam R$ 5 bilhões em dívidas vencidas ou que estão por vencer. Já no Brasil, o valor chega a R$ 30 bilhões. A situação é preocupante, pois a agricultura familiar é responsável por 70% do alimento que chega à mesa do brasileiro.
Veja mais fotos.
0 Comments:
Post a Comment