Em assembleia realizada na tarde dessa quarta-feira (30), cerca de 600 estudantes da Universidade Federal de Santa Maria deflagraram greve estudantil. A greve ocorre em um momento em que 50 universidades encontram-se em greve docente, 18 em greve estudantil e com o indicativo de greve nacional dos servidores técnico-administrativos. Isso demonstra o atual quadro de precarização da educação superior no Brasil, no qual a prioridade dos governos, para além do discurso eleitoral é o corte de verbas para a educação e sua constante privatização.
Um comando de greve estudantil foi formado ao fim da assembleia. O comando é composto por um representante de cada curso da UFSM, além de um representante de cada Casa do Estudante e de representantes do Diretório Central dos Estudantes.
A primeira reunião do comando de greve acontece amanhã, às 17h30min no Hall do R.U Central (Campus Camobi). As reuniões são abertas para participação, mas apenas os nomes indicados tem direito à voto.
Na pauta da greve está o apoio à mobilização dos docentes e dos técnicos administrativos, contrariedade à precarização do ensino público e ao Plano Nacional de Educação 2011-2020 que que visa tornar política de estado o atual sucateamento e privatização da universidade. Os estudantes também reivindicam 10% do PIB para a Educação Pública Já!, contratação de professores e técnicos administrativos via Regime Jurídico Único, ampliação da estrutura da Universidade, melhorias na assistência estudantil, entre outras.
Fonte: COMANDO DE GREVE ESTUDANTIL DA UFSM
0 Comments:
Post a Comment