Na semana passada o Comitê gaúcho da Campanha Contra o uso de Agrotóxicos realizou uma audiência pública para debater o tema.
O Plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul ficou lotado para acompanhar as resoluções da Audiência. Esteve presente a gerente-geral de Toxicologia da Anvisa, Ana Maria Vekic, que revelou as dificuldades de conter a liberação da venda de químicos no Brasil, que inclusive são proibidos em outros países. Também esteve presente a doutora em epidemiologia Neici Faria. Segundo ela o número de malefícios causados por esses produtos deve ser muito maior do que o que é apurado oficialmente, já que os registros são precários e, muitas vezes, não relacionam uma doença a um agrotóxico.
Por fim, os deputados Edegar Pretto, Marisa Formolo e Jéferson Rodrigues abordaram a associação entre o uso destes insumos e os interesses econômicos de grandes empresas. A audiência cumpriu o papel de trazer a público os impactos derivados deste modelo de desenvolvimento do campo que afeta diretamente a vida de toda a população.
0 Comments:
Post a Comment