Veja a reportagem sobre a manifestação de apoio ao Quilombo da Família Silva, realizado no último dia 09 de setembro contra a violência cometida pela Brigada Militar aos quilombolas.
Vídeo porduzido pelo Coletivo Catarse de Comunicação
Acuados, moradores do Silva tomam medidas de segurança
Os moradores entraram com duas ações de denúncia no MPF, uma de dano moral coletivo, outra individual.
Ontem, em reunião no Quilombo dos Silva, os moradores e apoiadores presentes avaliaram positivamente o ato do dia 9 de setembro, de denúncia à violência extremada da Brigada Militar.
O cotidiano dos moradores, porém, ainda é difícil. Muitos estão com medo, apesar do apoio prestado pelas organizações presentes. A orientação dada é para que não aceitem qualquer provocação (sabendo que muitas estão por vir) e para que tenham sempre carga no celular para, numa situação de emergência, ligarem. Os jovens estão sendo orientados a não andarem sozinhos. Todos estão se revezando na vigilância da área.
Apesar da SEPPIR (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial) e do INCRA já terem afirmado que garantirão o cercamento da área, os moradores estão conscientes de que tal ato aliviará a tensão, mas não a extinguirá, já que a especulação imobiliária está de olho naquela área encravada num dos bairros mais ricos de Porto Alegre onde residem, por exemplo, dois candidatos ao governo do Estado: Yeda e Fogaça.
0 Comments:
Post a Comment