Missão: construir a comunicação popular!
Encerrou ontem o Erecom Sul 2010 – “Uma alternativa de comunicação popular”, que iniciou no dia 9 na escola Tiago Würth, no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). Participaram estudantes de universidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Santa Maria, Caxias do Sul e Florianópolis. O encontro foi organizado por estudantes da Regional Sul da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecos).
Em pauta, a comunicação popular em diversas manifestações, da AgitProp aos jornais de esquerda, passando pelo audiovisual independente e pelas políticas de comunicação. Tudo isso recheado com oficinas de Stêncil, teatro, percussão e muralismo. E uma visita à Casa do Estudante Leopoldense, onde há uma rádio-poste. Lá os participantes do encontro compartilharam com os moradores conhecimentos sobre comunicação em rádio, visando contribuir na construção da programação.
No final do encontro, numa reunião que adentrou a madrugada de segunda para terça-feira, os estudantes elaboraram uma proposta de atuação. Decidiram colaborar construindo alternativas de comunicação popular junto aos movimentos sociais, produzir uma avaliação dos cursos de Comunicação (que, sem exceção, não abarcam o campo da Comunicação Popular satisfatoriamente), e puxar um debate sobre as Novas Diretrizes Curriculares.
Certamente os encontristas voltam para suas casas e universidades com muitas idéias novas e disposição para construir novas alternativas de comunicação popular!
0 Comments:
Post a Comment