Pão e circo pra uns, bastante luxo pra outros - É a Copa que vem chegando!
A venda da área do Jockey Club, localizado na zona sul de Porto Alegre, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, no mês passado. O que aconteceu que não se noticiou, não se ouviu falar a respeito? Sem conhecimento dos gaúchos, o fato é que o terreno onde fica o Jockey tem 7 hectares e vai agora servir para venda e construção de 20 edifícios, sem que nada retorne aos cofres públicos. O projeto pretende transformar toda as cocheiras - a Vila Hípica - num grande empreendimento imobiliário.
Projeto da Multiplan para os ricos prevê a construção de 20 edifícios
O Projeto de Lei é do Poder Executivo e modifica um decreto de 1945, quando foi autorizado a doação daquele terreno público ao Jockey Club para atividades esportivas. Com a mega construção, até Plano Diretor da cidade teve que apresentar modificações. Tudo para construir blocos de escritórios, um centro médico, espaço de convenções, restaurantes e estabelecimentos culturais com vista para o rio Guaíba.O que não foi discutido pelos deputados, que fizeram a vontade do governo, foram leis que impedem a venda do Jockey. Por exemplo: o terreno doado pelo governo ao antigo Jockey tem destinação específica, que só poderá ser alterada por uma lei federal. Outra impedimento é que a área é preservada por zoneamento especial e para alterar esta destinação, só por lei municipal. Além disso, as cocheiras são preservadas desde 1937 e para derrubá-las só com legislação especial.
Falta pouco mais de 4 anos pra começar a Copa do Mundo no Brasil, quando Porto Alegre será umas das cidade que vai receber milhares de turistas. Parece muito, mas a verdade é que o tempo é curto para a corrida desenfreada dos especuladores de imóveis que, apoiados pelo poder público, mapearam toda a orla do Guaíba e as zonas nobres da cidade. Aqueles que vivem no entorno do rio e nas vistas mais privilegiadas que se cuidem. Bom especulador não vai deixar barato.
0 Comments:
Post a Comment