Uma das principais armas da burguesia para enfrentar a classe trabalhadora é a fórmula de criminalização das lutas sociais, sejam estas lutas pela terra, moradia, saúde, educação etc. Por exemplo, através da mídia golpista, que leva ao ar e aos jornais apenas matérias que interessam diretamente aos seus patrocinadores, a opinião pública pode ser facilmente manipulada de forma que uma manifestação por melhores condições no transporte público seja vista como ato de vandalismo de uma pequena parcela da população que insiste em não aceitar 'as coisas como elas são'.
Além da mídia golpista, outro importante instrumento de combate da burguesia é o Estado de direito. O conjunto de leis do Estado, além de garantir a exploração do povo, funciona também como mecanismo de repressão contra aqueles que ousam levantar-se contra as injustiças cometidas pela classe burguesa.
LUTAR É DIREITO, NÃO É CRIME!
Um exemplo claro disso está acontecendo na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. O estudante Enver José Lopes Cabral está sendo processado por participar das manifestações públicas que reivindicavam melhorias no transporte público da cidade. No processo, ele é injustamente acusado de “tentativa de homicídio por arremessar um artefato em um ônibus com efeitos análogos ao engenho de uma dinamite”. E o pior é que o Minstério Público, ao invés de apurar as irregularidades e abusos existentes no sistema público de transporte, é quem está servindo de marionte dos empresários (a classe burguesa de que falamos um pouco antes) e processando o estudante.
Lutar por seus direitos não é crime! Assine a petição pública contra a criminalização das lutas do povo. Denuncie mais esta tentativa covarde de intimidar e calar a população.
SE O PRESENTE É DE LUTA, O AMANHÃ SERÁ NOSSO!
0 Comments:
Post a Comment