Ontem completou 44 anos do assassinato do estudante Edson Luís no Rio de Janeiro
Edson Luís foi a primeira vítima da Ditadura Militar nas mobilizações estudantis contra o regime em 1968. De origem pobre, iniciou seus estudos em Belém, e mudou-se para o Rio para fazer o segundo grau. Na sexta-feira, 28 de março de 1968, os estudantes estavam organizando uma passeata relâmpago para protestar contra a alta do preço da comida no restaurante. Por volta das seis da tarde, a Polícia Militar chegou ao local e dispersou os estudantes que estavam na frente do restaurante estudantil. Os estudantes se refugiaram no interior do restaurante.
Os policiais invadiram o local e, nesta ocasião, comandante da tropa da PM, aspirante Aloísio Raposo, atirou e matou o secundarista Edson Luís, alvejando-o com um disparo de arma de fogo a queima roupa na região toráxica.
Adaptação: JOCC
Os policiais invadiram o local e, nesta ocasião, comandante da tropa da PM, aspirante Aloísio Raposo, atirou e matou o secundarista Edson Luís, alvejando-o com um disparo de arma de fogo a queima roupa na região toráxica.
Adaptação: JOCC
Quem se responsabilizará por esta morte?
44 anos de impunidade
Memória, Verdade e Justiça!
3 Comments:
O Edson foi morto por seus companheiros que estavam na baderna e queriam tumultuar mais ainda o situação naquele momento, todos sabem disso. Pensei que não existia mais a raça de alienados zumbis, vcs são peças raras. Manipulados por barbudinhos maconheiros então irão ficar mais alienados ainda. façam o que quiser nunca irão convencer o povo brasileiro de suas loucuras.
O soldado brasileiro é realmente do povo e sabe o que o povo quer.
Belos argumentos nos cometários, hein ô alphavillebrasilia. Aliás, os "alphavilles" não são bairros dos ricos?/Bem se ve que tu és uma pssoa do povo...
POde grunhir, os teus dias de sossego acabaram. O levante já começou a ser o pior dos pesadelos de vcs, milicos assassinos!
Há elementos científicos o suficiente para desqualificar o argumento do play de plantão que afirma que Eson foi morto por seus companheros "pra aumentar a baderna"... Os golpistas nos ensinaram o que é baderna de verdade, nossas mazelas são uma herança maldita de gente maldita, que tem a audácia de acreditar que o fato de serem militares o tornam dono da verdade, ou melhor, apto a ter uma leitura racional da realidade. Pra quem a ditadura foi boa? Para aqueles que acumularam capital, sim. Para o povo trabalhador, criou uma polícia extremamente violenta e sempre a margem da lei. Ditadura que foi financiada pelo tráfico de drogas e criou as primeiras conexões internacionais entre os produtores latinos e o transporte via-Brasil para as narinas européias. A dutadura criou a cultura do favor, o edital fraudado, a comissão, a caixinha, que antes financiava o grupo de extermínio e hoje é caixa 2 de campanha. Se há desvios em nossa democracia, são os traços genéticos da ditadura que nos pariu!
Post a Comment