Juventude Campo e Cidade do Pará,
Nossos irmãos de Projeto e Luta!
O Chavão do FSM “Um Outro Mundo é Possível” tornou-se fator de desmobilização da luta social para a grande maioria dos que participaram do mesmo. Um olhar atento sobre a composição dos grupos que construíram e participaram do Fórum Social Mundial, na cidade de Balem do Pará, mostra que esse é uma expressão clara de como se encontra a esquerda brasileira. O problema do Brasil nunca foi sua direita (muito burra e desorganizada que só sabe seguir o mercado mundial), mas sim sua esquerda que raras vezes conseguiu unir-se em torno de um mesmo projeto que desse-lhe direção e paute a soberania do povo de nossa nação. O FSM apresentou-nos uma miscelânea de grupos que vão desde ONGs, muitas ligadas a fundos privados de filantropia de empresas nacionais e multi-nacionais, que somente realizam uma leve humanização das relações de exploração; grupos muito presos ao ritmo eleitoral do país, para o qual, por mais que se proponham a fazer diferente, acabam centralizando as ações de suas entidades a cada dois anos; e grupos independentes como os rippies, que acabam não tomando para si a responsabilidade dos processos históricos que envolvem nossa sociedade, apesar de seu valor ao tentarem subverter o sistema capitalista em suas vidas pessoais; e finalmente grupos que de alguma maneira trabalham, através de diferentes instrumentos, na luta de ação direta e enfrentamento de classe, aqui ressaltam-se os movimentos sociais da Via-Campesina, sindicatos combativos, organizações de base e demais que se aproximam desses.
Dentre os integrantes do ultimo tipo de esquerda citado acima está a iniciativa do movimento Juventude Campo e Cidade (JCC). Este grupo ousou ser criativo juntando jovens de diferentes organizações (Pastorais de Juventude, MST, MPA, Feab, Hip-Hop, entre muitos outros) construindo um processo que já realizou dois acampamentos com quase mil jovens, com direito a ocupação e paralisação das ferrovias da Vale do Rio Doce em um deles.
O grande diferencial deste movimento é ele conseguir quebrar com a lógica de “rachas” da esquerda brasileira, pois se centraliza politicamente pelo PROJETO POPULAR PARA O BRASIL e pela Luta Social, seja em seus momentos de formação, seja na luta de ação direta com enfrentamento de classe.
Fica para nós do Levante da Juventude a certeza de que do outro lado do país no estado do Pará, há um movimento que nos é irmão de Luta e Projeto. Sabemos que a responsabilidade sobre a revolução brasileira é nossa, pois em nosso projeto, o que parece um chavão para muitos, é compromisso concretizado na Luta e no Poder Popular!
Obrigado por sua Luta Juventude Campo e Cidade – Pará! Somos a Revolução Brasileira Acontecendo!
Levante Popular da Juventude - RS
Levante Popular da Juventude - RS
Confira as Fotos do encontro!
0 Comments:
Post a Comment