Mais um ato de violência e preconceito dentro da universidade. Desta vez o palco foi o INTERUNESP, encontro esportivo anual realizado por estudantes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Neste ano, o encontro foi realizado na cidade de Assis.
O ato consistia em “montar” sobre meninas gordas simulando um rodeio, ato este desprezível e que merece que juntemos todas nossas forças pra combatê-lo. O padrão estético imposto pela sociedade de consumo nos coloca situações tão contraditórias como esta em que, estudantes universitários (que deveriam justamente combater práticas de abuso e preconceito) colocam na programação de seus encontros o “RODEIO DE GORDAS”. A inscrição custava R$ 20,00 e dava direito à camiseta do evento.
Comunidade do "Rodeio de Gordas" no Orkut.
Práticas machistas e preconceituosas como esta devem ser combatidas em todas as suas faces, nos colégios (onde tudo só parece brincadeira), na TV, na universidade, nas rua etc. Muitos casos como este são tratados como normais, apenas um erro de cálculo por parte de seus praticantes, mas na verdade refletem valores de uma sociedade em que as pessoas só forjam sua identidade na negação do outro como ser humano. A moral vigente é a do mais forte, do esbelto, do que a novela nos diz ser bonito ou correto.
A moral vigente será derrotada!
0 Comments:
Post a Comment