No último dia 13 de maio, a polícia militar paulista deu mais um exemplo de qual é o seu papel na sociedade: reprimir a população oprimida quando esta se levanta contra o seu opressor! Durante manifestação de organizações que compõem o Comitê contra o genocídio da população negra, policiais se disseram ofendidos pelo material que os manifestantes carregavam e resolveram censurá-los. A mobilização aconteceu em frente ao Teatro Municipal e reuniu durante a tarde e a noite pessoas de movimentos negros, sindicatos e outros movimentos populares.
A desculpa é sempre a mesma: "...está na lei, e deve ser cumprido!" diz o policial, sem talvez, sequer lhe passar pela cabeça que a lei também é feita pelos opressores e portanto, para defender os opressores. Só que neste caso o policial "se enganou"! Vejamos o que diz a lei:
Item IX do Art. 5º da Constituição brasileira: é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença.
Isso é o que diz a lei que o policial diz estar cumprindo, justamente o contrário do que ele alegou. Será que se enganou ou foi mais um abuso de poder?
0 Comments:
Post a Comment