Há mais de vinte anos, as mulheres camponesas lutam pela igualdade de direitos e pelo fim de toda forma de violência, opressão e exploração praticadas contra as mulheres e a classe trabalhadora. Uma trajetória de lutas que une a causa da libertação feminina e da construção de um novo projeto de agricultura para o país.
Esse processo de mobilizações, lutas, formação e articulação dessas mulheres trabalhadoras, já organizadas pela causa feminista e de classe, fez nascer o Movimento de Mulheres Camponesas, unificando suas lutas pela transformação da sociedade.
Hoje, o movimento está organizado em dezoito estados brasileiros e é construído por milhares de camponesas, integrando a Via Campesina. Elas são agricultoras, ribeirinhas, bóias-frias, diaristas, extrativistas, pescadoras, sem terra, assentadas, indígenas, negras, descendentes de europeus... São todas mulheres da classe trabalhadora, unidas e em luta contra toda a forma de exploração econômica, política, social e cultural do projeto patriarcal do capitalismo, que nos violenta e discrimina.
Todo dia é dia de lembrar a garra e a força das mulheres trabalhadoras que alimentam nosso país e que não cansam de lutar por uma nova sociedade, pelo presente e pelo futuro dos filhos e filhas do mundo.
Viva a luta das mulheres camponesas!
Conheça o sítio do Movimento de Mulheres Camponesas: http://www.mmcbrasil.com.br/
0 Comments:
Post a Comment