Todos os dias, milhares de pessoas precisam enfrentar ônibus e metrôs lotados para chegarem ao local de trabalho. E só quem não precisa andar em latas de sardinha para ganhar seu sustento pode achar graça das dificuldades que os trabalhadores enfrentam dia a dia. Do mesmo jeito, só quem não respeita a vida e a dignidade do próximo pode fazer piada com abuso sexual de mulheres enquanto elas vão para o trabalho ou voltam para casa.
Apesar disso, o programa Zorra Total exibe, todos os sábados, um quadro em que uma mulher é abusada dentro de um metrô e reclama para a amiga, que a manda aproveitar o “favor” que o homem está fazendo. No Brasil, este mesmo país onde a rede Globo faz brincadeira com a violência sexual, uma mulher é violentada a cada 12 segundos. O programa diz que faz humor. Mas qual é graça?
Desde o início das exibições do quadro, o metrô de São Paulo já registrou diversos casos de abuso sexual durante os trajetos. São homens que se sentem no direito de fazer o que a televisão legitima: a violentar a vida, a dignidade e os direitos das mulheres trabalhadoras.
Ninguém tem direito de violar o corpo e a integridade de outra pessoa, muito menos de brincar com isso: violência sexual é crime!
Até quando eles vão fazer piada da nossa dignidade?
0 Comments:
Post a Comment