Foi sancionada ontem pela presidenta Dilma a lei que reserva 50% das vagas das universidades federais e das escolas técnicas federais para alunos negros e pobres.
"As universidades e institutos federais terão quatro anos para implantar progressivamente o percentual de reserva de vagas estabelecido pela lei, mesmo as que já adotam algum tipo de sistema afirmativo na seleção de estudantes. As regras e o cronograma para a transição serão estabelecidos pela regulamentação da lei, que deve sair ainda este ano, a tempo de garantir a entrada da lei em vigor no ano que vem."
Essa é uma pauta histórica para o Levante Popular da Juventude. Fomos uma das primeiras organizações a lutar pela implementação da política de cotas na UFRGS e há anos lutamos pela melhoria da educação pública em nosso país com campanhas contra o fechamento das escolas no campo, contra a política de "enturmação" do governo Yeda e pelo acesso do povo pobre ao latifúndio do conhecimento, que são as universidades públicas.
Mais um passo foi dado para romper com uma tradição histórica da produção de conhecimento no Brasil, que desde a primeira universidade construída privilegiou os filhos da elite ao acesso das vagas. A aprovação das cotas em todas as escolas federais é uma vitória do povo brasileiro!
LEVANTE PELAS COTAS!
Leia a notícia completa em levante.org.br
0 Comments:
Post a Comment