Como forma de protesto o Levante Popular da Juventude de Caxias do Sul fez essa ação/escracho em parceria com ManifestaSol integrando as atividades do dia 28 de agosto quando, em 1979, foi aprovada a LEI nº 6.683, que anistiou:
“a todos quantos, no período compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, que cometeram crimes políticos ou conexo com estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos políticos suspensos e aos servidores da Administração Direta e Indireta, de fundações vinculadas ao poder público, aos Servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário, aos Militares e aos dirigentes e representantes sindicais, punidos com fundamento em Atos Institucionais e Complementares.”
Um grupo de pessoas, vestidas com diferentes partes de um fardamento militar e com máscaras, andou entre as pessoas que estavam na parada do ônibus em frente a Praça da Bandeira. Representamos a ausência de identidade e o silêncio da Anistia Política. Como pode ser visto no vídeo, questionamos algumas pessoas sobre o tema, e o que percebemos foi a falta de conhecimento sobre o assunto e a dificuldade das pessoas em definir o que foi a Anistia Política e o próprio Golpe de 64.
Essa “anistia: ampla, geral e irrestrita” acabou por cumprir seu objetivo, já que a palavra do grego amnestía significa "esquecimento". Dessa forma, esquecemos também quem foram os culpados, os torturadores, os assassinos.
Assista ao vídeo da intervenção.
“Sou de um tempo bem longe, que eu não vivi, mas que insiste em viver ardendo dentro de mim”.Queremos LEMBRAR.
Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça.
O Levante Popular da Juventude de Caxias do sul apoia a Comissão da Verdade e o Comitê Estadual Pela Memória Verdade e Justiça.
0 Comments:
Post a Comment