No dia 16 de agosto, aconteceu em
Santa Maria, mais precisa e ironicamente em frente ao Theatro Treze de Maio (cujo
nome retoma a falsa abolição da escravatura); um dos primeiros desdobramentos da Lei de
Cotas aprovada pelo STF. Brancos, classe
média alta, estudantes de escola particular, autodenominados ‘Exército
Anti-cotas’ foram às ruas.
Um grupo de cerca de 150 jovens deste ‘exército’, percorreram as ruas alegando protestarem por igualdade, e educação de qualidade, mas a faixa que encabeçou o protesto já deixava claro a motivação central do ato, ‘Exército Anti-cotas’. Empolgação, ânimos exaltados, rostos pintados de preto e branco em analogia a tal “igualdade”, um protesto com tudo o que tem direito, comprovadamente financiado por representantes de instituições privadas.
Os jovens, alheios ao debate histórico pautado por setores do movimento negro, se sentiram prejudicados por disputarem agora 50% das vagas e não mais seus 70, 80% anteriores. Evidenciando a falta de consciência social com posicionamentos baseados em uma meritocracia individualista, que não considera as condições econômicas da realidade brasileira.
Novas manifestações estão previstas para os primeiros dias de setembro, fruto de uma articulação nacional de combate às ações afirmativas. Sempre que medidas democratizantes forem implementadas, haverá a reação raivosa dessa elite, acostumada com seus privilégios e socialmente acomodadas no topo da pirâmide social brasileira.
Contudo, a tarde teve um final inusitado, após serem surpreendidos por um grupo de militantes pró-cotas, indignados com o caráter da manifestação, surgiu a oportunidade do diálogo. Um debate foi promovido ao final da marcha, onde estudantes e militantes do movimento Negro, puderam expor seus pontos de vista, confrontando a ideologia burguesa refletida nas falas dos ‘anti-cotas’.
"E rancorosos, maldosos muitos são,
Quando falamos numa miníma reparação:
- Ações afirmativas, inclusão, cotas?!
- O opressor ameaça recalçar as botas..."
Carta à Mãe África - GOG
0 Comments:
Post a Comment