Somos um grupo de jovens que não baixam a cabeça para as injustiças e desigualdades. Entendemos que só com o povo unido, metendo a mão junto, é possível construir o novo mundo com que sonhamos.
O Levante atua junto aos movimentos da Via Campesina e movimentos urbanos como o Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), com a intenção de construir a organização popular em comunidades, vilas, escolas, assentamentos e acampamentos do Rio Grande do Sul.
A POESIA QUE ALIMENTA NOSSA LUTA
Cristina Nascimento
Vivemos numa mentira contada e repassada por nós mesmos Pelos nossos pais, avós, de geração em geração, até chegar aos nossos filhos. O que seria a verdadeira história do nosso querido Brasil. Quem descobriu o Brasil? O branco, o negro ou o índio. Até quando vamos aceitar os fatos históricos que nos contam O que seria a verdade para um Brasil tão rico e tão pobre ao mesmo tempo Deixamos que eles se apropriem de nossas almas e nossa indignação Do que valeu a morte de tantos negros e índios se já não lutamos mais... Sendo assim questionaremos a história contada e iremos atrás da verdadeira Não vamos mais deixar eles se apropriarem de nossas vidas. Estudaremos! Pensaremos com calma e a nossa maior motivação será mudar este futuro Onde crianças passam fome, onde não se tem uma visão de uma vida melhor. Até quando iremos aguentar viver só para comprar comida e se acomodar desta maneira Somos nós que sofremos na pele o racismo, a exclusão, a exploração. Então a história tem que ser contada de forma correta, pois cansamos do sistema falar por nós Por que estamos lutando e o nosso povo irá se libertar.
No dia 17 de abril, queremos lembrar o massacre de Eldorado dos Carajás que aconteceu nesse dia no ano de 1996, a treze anos atrás, onde 19 trabalhadores rurais foram assassinados por policiais militares numa operação da PM. Em virtude disso, o mês de abril é marcado por uma jornada de lutas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, batizada pela grande mídia como “abril vermelho”. Em 2002, esta data foi instituída pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Esse dia além de ser de homenagem e memória aos companheiros que morreram lutando pela reforma agrária, é dia de pressionar a banca nacional e os $enhore$ para soluções nos problemas do campo e dos alimentos, e de luta dos trabalhadores rurais pelo direito à terra. Essa luta é legítima! Nossa memória não esquece do massacre de Eldorado dos Carajás, nessa terra de chacinas essas balas assassinas todos sabem de onde vem.
0 Comments:
Post a Comment