Clique para ampliar
Nessa Segunda-Feira (23/03), a partir das 14h, vai ocorrer uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa para tratar da situação das Escolas Itinerantes do MST aqui no estado.
Esse é um momento importante para demonstrarmos o respaldo da sociedade a essa iniciativa exemplar do MST em relação à educação.
Esse é um momento importante para demonstrarmos o respaldo da sociedade a essa iniciativa exemplar do MST em relação à educação.
A luta pelo reconhecimento da legalidade das Escolas Itinerantes tem sido um tema central para nós, do Levante Popular da Juventude, pois atenta, de uma só vez, contra a Educação popular e contra os Movimentos Sociais. Como todos os companheiros devem saber, há mais ou menos um mês, o Ministério Público e o governo estadual encerraram os convênios que o MST mantinham com o Estado para a manutenção das Escolas Itinerantes. Consequentemente, o mínimo apoio que as escolas contavam para a permanência de estudantes e apoio aos professores foi retirado. Por outro lado, a formação das crianças será considerada inválida pelo Estado do ponto-de-vista legal, pois os certificados emitidos pelo movimento não são mais reconhecidos pela Secretaria de Educação.
Essa é uma tentativa do governo gaúcho de impedir a construção de um Projeto Democrático e Popular no nosso estado e de criminalizar os movimentos e organizações do povo.
Todos que puderem apareçam na Audiência.
"O radical, comprometido com a libertação dos homens, não se deixa prender nos "círculos de segurança", nos quais aprisione também a realidade. Tão mais radical, quanto mais se inscreve nesta realidade para, conhecendo-a melhor, melhor poder transformá-la. Não teme enfrentar, não teme ouvir, não teme o desvelamento do mundo. Não teme o encontro com o povo. Não teme o diálogo com ele, de que resulta o crescente saber de ambos. Não se sente dono do tempo, nem dono dos homens, nem libertador dos oprimidos. Com eles se compromete, dentro do tempo, para com eles lutar." Paulo Freire
0 Comments:
Post a Comment