Tragédia no nordeste é fruto de descaso e não apenas de fator climático
Mortes: 57Desaparecidos: 69
Desabrigados: 300 mil
Este foi o resultado das fortes chuvas que destruíram, há um mês, dezenas de cidades em Pernambuco e Alagoas. Segundo a grande imprensa, um fenômeno climático foi a única razão que provocou a catástrofe no nordeste. Contudo, as enchentes são velhas conhecidas da região. O drama humano que os nordestinos estão vivendo tem a ver com uma série de fatores que são bem antigos e vão muito além de causas climáticas, mas nem agora o verdadeiro cenário da tragédia é anunciado.
Pobreza, ocupação irregular, desmatamento e menosprezo das oligarquias políticas nordestinas fazem as chuvas matar gente quase todos os anos. Saiba os outros motivos das enchentes no nordeste, publicados no jornal Brasil de Fato e que são ignorados pela mídia burguesa:
* A monocultura da cana-de-açúcar por centenas de anos devastou as matas que protegiam os rios e retiam as águas em curso.
* A ocupação irregular das margens pelas populações pobres é um velho problema, menosprezado pelas elites políticas dos coronéis, dos Renans, Collors e outros, incapazes de construir barragens para proteger o povo que não tem onde morar nem de onde tirar água para sobreviver em locais que sejam mais seguros.
* Os rios são poluídos por usinas, indústrias, hospitais e esgotos. Mas como todo o rio que tem vida uma hora eles acabam devolvendo o lixo que recebem no leito. É o que aconteceu nas enchentes, quando esses rios retomaram o lugar que era seu.
Sem uma estratégia eficaz para recompor as diversas famílias onde elas construíram suas vidas, os desabrigados voltarão novamente às margens dos rios, como fizeram em tragédias anteriores. Assim, o problema vai continuar se repetindo e piorando a cada ano que o descaso político perdura.
Mais informações sobre como ajudar as famílias nordestinas atingidas pela tragédia em S.O.S. Chuvas
0 Comments:
Post a Comment